Mais um Black Friday Portugal está a chegar e devemos ser prudentes nesta época do ano que traz a oportunidade de realizar compras que podem ser vantajosas para a sua carteira. Os consumidores também começam a questionar-se sobre a veracidade dos preços e dos descontos e utilizam as ferramentas existentes para a sua proteção, como a Deco.

Todos os anos, nesta data, a Deco recebe muitas queixas e dúvidas de consumidores desconfiados face a alguns descontos. Muitas vezes por detrás da promessa de preços baixos escondem-se fraudes e descontos enganosos. Atenta às falsas ofertas está a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que promove ações de fiscalização para prevenir e observar as práticas ilícitas.

Em anos anteriores, no período da Black Friday, a ASAE denunciou cinco processos de contraordenação, ou seja, é uma infracção punível com uma sanção pecuniária denominada coima, que não é convertível em prisão. Além disso, várias foram as queixas de preços artificiais inflacionados na véspera da black friday, o que levou a Deco a investigar mais de 2000 produtos. Eles concluíram que as lojas manipularam os preços para enganar os consumidores. Desse modo, deve-se estar bem atento às promoções black friday.

1. Como estar atento aos preços enganosos e realizar compras com sabedoria?

Como estar atento aos preços enganosos e realizar compras com sabedoria?

Segundo a Deco, para desmascarar as publicidades apelativas e enganosas, eles primeiramente recomendam o uso do simulador “comparar preços”, disponível online para analisar o preço de um determinado produto nos últimos três meses. Não deixe de monitorar os preços com antecedência. Analise se existe uma oscilação significativa de preço e, se ao chegar o período do black friday, vale mesmo a pena comprar o item desejado.

Evite as compras por impulso. Não deixe ser influenciado pelas potenciais incríveis ofertas de um item que não vá ter uso em sua vida. Além disso, sempre desconfie de preços muito baixos. CUIDADO!!! Poderão ser produtos já devolvidos por outros consumidores ou que têm algum defeito. Outra forma de fazer compras com sabedoria seria ler as letras pequeninas, porque antes de comprar um item, informe-se se pode trocá-lo no futuro ou se há alguma restrição da loja para a devolução do produto. Ainda que não sejam obrigadas, as lojas concedem geralmente um período entre 15 a 30 dias para a troca ou devolução de artigos. Claro que o produto deve estar no mesmo estado de compra. Existem ainda outras particularidades nas políticas de trocas das lojas, então leia as letras pequenas antes de comprar. E sempre guarde o talão de compra.

Um alerta importante é aos produtos descontinuados. Durante a Black Friday, as lojas possuem a tendência de vender produtos com menos sucesso ou prestes a serem descontinuados. Muita atenção neste momento.

No que se refere às compras online, toda atenção é pouca! Com o aumento do número de transações online, aumentam também as situações de fraude. Os criminosos virtuais utilizam e-mails e publicidades falsas em redes sociais ou até mesmo no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos. E outra observação às compras online também é o custo total das compras. A maioria das lojas cobram despesas de envio, de acordo com o tamanho e peso dos produtos. Estas despesas podem fazer com que o custo total da compra tenha valores muito próximos, ou até superiores, ao preço original do artigo. Sempre pense nas contas finais da sua compra. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença para tirar uma real vantagem deste período de compras. Lojas como a Worten e a FNAC já iniciaram o countdown para o início da black friday Portugal. Aproveite para analisar muito bem os preços e fazer as suas compras cientes e com sabedoria.

Compras inteligentes para o Black Friday

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Post navigation